Banho - Um dos Prazeres da Vida?
A maioria das pessoas elegeria um bom banho como um dos prazeres da vida. Entretanto, desconhecem os perigos reais que o cloro contido na água tratada da rede pública representa ao corpo humano.
Quando pensamos em água, vem a nossa mente a água que utilizamos para beber, cozinhar, fazer gelo. Desconhecemos, entretanto, que durante um banho nossa pele absorve uma quantidade considerável de cloro. Outra parcela considerável de cloro é inalada através do vapor d’água que respiramos, principalmente durante um banho de chuveiro.
Gases em geral são menos solúveis em água quente. Quando aquecemos a água, o cloro vaporiza rapidamente contaminando o ar. Box fechados pioram ainda mais esta situação, pois a concentração de cloro aumenta em razão da falta de ventilação.
O cloro introduzido nas estações de tratamento de água, através do ácido hipocloroso e do hipoclorito de sódio, reage com outros elementos orgânicos, formando diversas toxinas, entre elas os trialometanos. Estas toxinas, por sua vez, estão ligadas a uma ampla variedade de doenças.
Qualidade da Água
Desde o surgimento da espécie humana, as águas das nascentes, dos rios e dos lagos era de boa qualidade, limpa e potável. Entretanto, com o advento da Revolução Industrial, do crescimento populacional e da urbanização das cidades, veio o problema da contaminação e da poluição da água.
Esgotos, depósitos de lixo, efluentes industriais, vazamentos de combustíveis, resíduos de produtos químicos, chuvas ácidas, entre outros, vem contaminando os suprimentos de água em todo o planeta.
Assim como em muitos países, a maioria do suprimento de água dos municípios brasileiros também vem de fontes poluídas. Como resultado, as Companhias Municipais de Água não têm escolha, a não ser introduzir compostos a base de cloro nas estações de tratamento (ETA) com o objetivo de matar germes, bactérias, coliformes fecais e outros microorganismos prejudiciais a saúde.
Infelizmente, é mundialmente reconhecido pela comunidade científica que produtos a base de cloro são extremamente tóxicos para todos os organismos vivos, incluindo pessoas e animais.
O Cloro
O cloro, único produto químico economicamente viável para utilização em larga escala nas estações de tratamento, é um eficiente desinfetante, pois impede a proliferação de bactérias transportadas pela água, causadoras de inúmeras doenças.
Descoberto em 1774 pelo químico Karl Wilhelm Scheele, o cloro passou a ser utilizado em larga escala nas estações de tratamento de água nos Estados Unidos a partir de 1918, reduzindo assim uma das principais causas de mortalidade do início do Século XX – a contaminação da água e a conseqüente disseminação de doenças.
O que preocupa a comunidade científica, entretanto, é que o cloro introduzido na água através de produtos químicos como o ácido hipocloroso e o hipoclorito de sódio, reage com outros elementos orgânicos, formando diversas toxinas, entre elas os trialometanos.
Estas toxinas, absorvidas facilmente pelo corpo humano, estão ligadas a uma ampla variedade de doenças, variando desde asma, bronquite e eczema até câncer de mama, câncer de bexiga e câncer colo-retal.
O Cloro e os Riscos à Saúde
Mais cloro entra em nosso corpo através da pele e da inalação dos vapores de água pelos pulmões durante um banho, do que através da água potável da rede pública que costumamos beber.
Durante o banho de chuveiro, os poros da pele dilatam, possibilitando uma maior absorção de cloro e outros produtos químicos.
Alguns especialistas afirmam que nosso corpo absorve cinco vezes mais cloro durante um banho de chuveiro comparado ao cloro absorvido pela ingestão oral de oito copos de água clorada da torneira, sem nenhum tipo de filtro.
Além disto, o vapor que inalamos contém uma concentração muito maior destes produtos do que o vapor de água propriamente dito. Para se ter uma idéia, enquanto em média apenas 2% da água utilizada no banho de chuveiro é transformada em vapor, entre 70% a 90% dos produtos químicos contidos nesta mesma água vaporizam no mesmo intervalo de tempo.
Através da inalação do vapor de água, estes produtos químicos chegam a nossa corrente sanguínea mais rápido do que a ingestão (de água) equivalente a estes mesmos produtos, pois não contam com os benefícios adicionais da filtragem natural que ocorre durante o processo de digestão.
Na tabela abaixo são apresentados os níveis de absorção de cloro pela pele durante um banho médio de 15 minutos comparados com a água que bebemos (ingestão oral):
Fonte: Healthy Water for a Longer Life, by Martin Fox, Ph.D.
Cloro
|
Tempo de
Exposição
|
Absorção pela Pele
|
Quant. de Água Consumida
|
Ingestão
Oral
|
Banho de Adultos
|
15 minutos
|
63%
|
2 litros
|
27%
|
Banho de Bebês
|
15 minutos
|
40%
|
1 litro
|
60%
|
Banho de Crianças*
|
01 hora
|
88%
|
1 litro
|
12%
|
Média Total
|
|
64%
|
|
36%
|
* Banho de Criança considerando 01
hora em uma piscina com água clorada.
Conseqüências da Exposição ao Cloro
Em muitas pessoas, o cloro deixa os olhos, nariz e garganta irritados. Além disto, doenças como asma, bronquite e rinite alérgica são potencializadas pela absorção e inalação de cloro durante o banho.
O cloro prejudica também a epiderme, pois rouba sua oleosidade natural, destruindo bactérias benéficas importantes. A pele fica ressecada e suscetível ao aparecimento de manchas.
Ao penetrar através da pele e atingir a corrente sanguínea, o cloro também agride as células e oxida o DNA, responsável por nosso código genético e duplicação celular, causando envelhecimento acelerado da mesma.
O cloro prejudica muito os cabelos, pois reduz sua oleosidade natural. Cabelos tratados quimicamente através de tintura, escova progressiva, relaxamentos, alisamentos, entre outros, são os mais afetados. O cloro deixa os fios opacos e acelera sua descoloração.
Porque usar um Filtro em seu Chuveiro
Sabemos que é necessário desinfetar a água com cloro, entretanto com as tecnologias atualmente disponíveis, não temos que estar expostos a este agente químico tão prejudicial à saúde.
A instalação de um filtro declorador é uma dos modos mais fáceis e econômicos para reduzir a exposição prejudicial ao cloro contido na água tratada da rede pública.
- O banho com água filtrada resulta em uma maior saúde respiratória, pois reduz o risco de asma, bronquite e rinite alérgica potencializadas pela absorção e inalação de cloro.
- Bebês e crianças, mais suscetíveis aos riscos provocados por este agente químico, ficam muito mais protegidos.
- A pele se torna mais macia, saudável e de aparência mais jovem. Alergias, dermatites, manchas na pele e outros sintomas causados pela ação do cloro também são amenizados.
- O cabelo se torna mais macio e saudável, pois recupera a capacidade de preservar sua oleosidade natural.
- Cabelos tratados quimicamente manterão por mais tempo a qualidade de seu tratamento.
- A redução do cloro resulta em uma melhora significativa na qualidade do ar dentro das casas, pois evita a propagação dos trialometanos e outros subprodutos do cloro extremamente prejudiciais à saúde.
SPA Vita Shower
O SPA Vita Shower é o primeiro filtro declorador fabricado no Brasil a utilizar tecnologia americana para redução do cloro livre.
Concebido para atender aos padrões estéticos da maioria dos chuveiros e duchas do mercado, possui acabamento cromado.
A parte externa do filtro, em plástico ABS, resiste a temperaturas até 90°C. A parte interna do filtro utiliza um refil reversível em policarbonato cristal facilitando a limpeza e a retro lavagem.
Sua vida útil é de 12 meses ou 57.000 litros de água. Telas metálicas em aço inoxidável, aplicadas em ambas as extremidades do refil, garantem uma boa retenção das partículas sólidas.
O SPA Vita Shower possui ainda uma rosca especial de quatro entradas que permite rosquear e desrosquear as duas partes externas do filtro com um giro de apenas 180º, facilitando a manutenção e a troca do refil.
Para facilitar a instalação, o SPA Vita Shower vem acompanhado um niple metálico especial de ½”BSP (roscas macho) que pode ser adaptado em qualquer uma das duas roscas fêmea de ½”BSP disponibilizadas nas extremidades opostas do filtro.
O SPA Vita Shower têm seu interior projetado simetricamente, o que permite sua instalação em qualquer sentido sem interferir em seu desempenho. De fácil instalação, não utiliza energia elétrica, possui tamanho reduzido (10 cm x Ø 8 cm) e 1ano de garantia.
Versatilidade na Instalação
Na maioria das duchas que utilizam água pré-aquecida, pode ser instalado na entre a saída de água e o cano da ducha (opção 1) ou entre o cano e a ducha (opção 2).
Na maioria dos chuveiros elétricos convencionais, pode ser instalado entre a saída de água e o cano do chuveiro (opção 3).
Na aplicação em duchas higiênicas, pode ser instalado entre o registro e a mangueira flexível (plástica ou metálica) da ducha higiênica (opção 4).
O SPA Vita Shower vem acompanhado de um niple metálico ½”BSP (roscas macho) que pode ser adaptado em qualquer uma das duas roscas fêmea de ½” BSP disponibilizadas nas extremidades opostas do filtro. Têm também seu interior projetado simetricamente, permitindo a instalação em qualquer sentido (fluxo de água entrando pelo diâmetro maior ou pelo diâmetro menor), sem interferir em seu desempenho.
Procedimentos de Instalação
Feche o registro geral da água. Para instalação em chuveiros elétricos desligue o disjuntor, cortando a eletricidade e desligue o fio do chuveiro elétrico.
Em instalações na parede, caso a saída de água esteja muito para dentro, será necessário um niple prolongador (encontrado em lojas de material hidráulico).
Coloque fita veda-rosca no lado externo do niple metálico que acompanha o SPA Vita Shower.
Opções 1 e 3: Em caso de duchas ou chuveiros elétricos já instalados, remova-os da parede. A seguir rosqueie o SPA Vita Shower na saída de água, utilizando uma chave de boca Nº 16 a ser colocada no encaixe central do niple metálico. A seguir rosqueie o cano e a ducha / chuveiro elétrico na outra extremidade do filtro (rosca fêmea). Importante: Peso máximo do conjunto cano + ducha / chuveiro elétrico não deve ultrapassar 2 kg a uma distância de 40 cm do filtro.
Opção 2: Remova apenas a ducha. A seguir, rosqueie o SPA Vita Shower no cano (niple metálico ou rosca fêmea – conforme o caso). A seguir rosqueie a ducha na outra extremidade do filtro.
Opção 4: Remova a mangueira flexível. Rosqueie o SPA Vita Shower no registro (rosca fêmea). A seguir rosqueie a mangueira flexível na outra extremidade do filtro.
No interior das roscas fêmeas do filtro existem anéis de borracha para efetuar a vedação. Se necessário, fita veda- rosca também pode ser utilizada.
Em caso de vazamento, repita os procedimentos de instalação verificando as conexões e o aperto da Tampa e Corpo do Filtro.
Em qualquer das formas de instalação, observe para que as roscas de ambos os lados estejam perfeitamente alinhadas, caso contrário a rosca fêmea do filtro (em plástico ABS) poderá espanar.
Cuidados
O SPA Vita Shower foi desenvolvido para trabalhar com água pré-tratada, fornecida pela rede pública, permanentemente clorada, de acordo com a Portaria n° 518 do Ministério da Saúde. Seu desempenho será reduzido pelo uso de água contaminada com ferro, barro ou com substâncias químicas, tais como os polifosfatos.
Não deve ser congelado ou submetido a baixas temperaturas. Pressão hidráulica muito baixa poderá ocasionar uma redução no volume de água fornecida pela ducha ou chuveiro elétrico. Pressão hidráulica muito elevada (superior a 40 mca) poderá causar danos ao produto e ou causar vazamentos. Neste caso, será necessária a instalação de um redutor de pressão.
Limpeza e Retrolavagem
Em muitas cidades a água pré-tratada da rede pública contém sólidos em suspensão. Com o passar do tempo, o acúmulo de sujeira pode provocar uma obstrução parcial da tela de aço inoxidável do Refil, reduzindo o fluxo de água. Ainda, as partículas contaminantes da água depositam-se na superfície da liga metálica reduzindo a geração de eletricidade e conseqüentemente a eficiência na retenção de cloro livre.
Para prolongar a vida útil do Refil e maximizar sua eficiência, recomendamos lavar a Tela em Aço Inoxidável, bem como efetuar a retro lavagem do elemento filtrante invertendo a posição do Refil no interior do filtro 6 meses após sua instalação.
Importante: O SPA Vita Shower foi desenvolvido para utilização regular no banho. Longos períodos sem utilização poderá ocorrer oxidação da liga metálica.
Como Proceder
Desatarraxe a Tampa do Filtro do Corpo do Filtro . Após retirar o Refil, lave-o em água corrente por alguns minutos. Com a limpeza, muitas partículas sólidas acumuladas na tela e no interior do filtro serão retiradas, o que facilitará a passagem da água. Para a limpeza da carcaça externa do filtro utilize apenas água e sabão biodegradável. Evite materiais abrasivos.
Ao reinstalar o Refil, certifique-se de que os Anéis O’Ring Internos estejam devidamente alojados nas cavidades da Tampa e do Corpo do Filtro.
Para efetuar a retro lavagem, reinstale o Refil no sentido oposto ao que estava instalado - lado A, colocando-o no lado B.
Troca do Refil
O Refil deverá ser substituído após 12 meses, 57.000 litros de uso ou quando for observada redução expressiva no fluxo de água. Para isto, desatarraxe a Tampa do Filtro do Corpo do Filtro. Retire o refil antigo e substitua-o pelo novo, observando os cuidados acima descritos.
O refil utilizado no SPA Vita Shower pode ser montado em qualquer sentido, pois os encaixes e as áreas para passagem do fluxo de água são idênticas.
Termo de Garantia
A Natiplast Tecnologia em Polímeros Ltda. garante o SPA Vita Shower, contra defeitos de fabricação e montagem, desde que tenha sua utilização em condições normais pelo consumidor, durante o tempo de cobertura de um ano da data da compra, acompanhado da nota fiscal e observado o presente Manual de Instruções.
O Refil é garantido por 90 dias da data da compra contra defeitos de fabricação. Como sua vida útil varia de acordo com a qualidade da água e freqüência de utilização, não possui garantia de uso.
Exclusões
A presente garantia será anulada e sem efeito se for constatado que o SPA Vita Shower ou o Refil sofreram danos causados pela utilização em desacordo com as instruções deste Manual, acidentes, excessiva pressão hidráulica ou temperatura, instalação inadequada ou apresentar sinais de ter sido violado ou consertado por pessoas não autorizadas. Os danos causados por agentes externos ou por condições anormais de utilização, não serão de responsabilidade do fabricante.
Descrição Técnica
Dimensões Externas do Filtro
|
Ø 81,0mm x 102,3mm
|
Dimensões do Niple Metálico
|
Ø 20,7mm x 30,0mm
|
Peso Total do Filtro
|
675 gramas
|
Peso do Refil
|
504 gramas
|
Vazão recomendada a 40 mca
|
9,5 litros / min
|
Pressão Mín. / Máx. de Operação
|
2 mca / 40 mca
|
Temperatura Mín. / Max. de operação*
|
5°C / 49°C
|
Vida útil do Refil**
|
12 meses ou 57.000 litros
|
Eficiência na Redução do Cloro Livre
|
Classe I (‹ 75%)
|
Volume de água a ser desprezado antes da utilização
|
20 litros
|
* Quando maior a temperatura de entrada da água, maior sua eficiência na redução do cloro livre. Assim, a opção 03 apresentará menor eficiência.
** Considerando uma familia de 3 pessoas utilizando ducha ou chuveiro elétrico. A vida útil poderá ser reduzida em virtude da qualidade da água fornecida pela rede pública.
|